Noticias

07/02/2018 - Fissurao em Paredes de Concreto

FISSURAÇÃO EM PAREDES DE CONCRETO

                                                                                   Arnoldo Wendler

O sistema de paredes de concreto apresenta uma estrutura muito rígida, com alta restrição à variação volumétrica. É uma estrutura que gera altas tensões quando submetida à imposição de deformações, como a retração. A retração é um fenômeno intrínseco ao material concreto.

Na prática a retração acima do normal é causada por:

·         Concreto auto adensável mal dimensionado, com poucos finos e muita água. É extremamente importante um estudo do traço do concreto por profissional especializado, seja ele da concreteira, laboratório de ensaios ou consultor independente

·         Falta de cura, causando uma perda de água inicial muito alta.

Ainda temos mais duas causas mecânicas para o aparecimento de fissuras:

·         Desforma com muito impacto ( uso deficiente do desmoldante ou utilização de ferramentas inadequadas para retirada das placas metálicas da forma ), principalmente nos cantos de janela e linha de espaçadores ( faquetas , gravatas ou cones )

·         Existência de vibrações no terreno nos primeiros dias, como, por exemplo, impactos nas paredes ou terraplanagem com rolo vibratório

Os pontos preferenciais do aparecimento destas fissuras são :

·         Paredes muito longas sem junta de controle

·         Cantos de portas e janelas

·         Posição de eletrodutos ( eletrodutos mal posicionados com poucos espaçadores entre tela/eletroduto ou tela/formas )

·         Fissuras no primeiro pavimento devido a restrição de movimentação imposta pela fundação

·         Fissuras no último pavimento devido a dilatação térmica da laje de cobertura

O ponto fundamental para diminuir a fissuração é estudar o traço do concreto, com um consumo de finos maior e um fator a/c menor. Adicionalmente deve-se cuidar dos processos de cura e utilizar fibras têxteis para aumentar a resistência a tração nas idades iniciais, quando ainda não temos aderência entre a ferragem e o concreto. As obras que utilizam concreto com traço bem estudado praticamente não apresentam fissuras sistêmicas.

 

Artigo completo na Construliga :

https://www.construliga.com.br/blog/fissuracao-em-paredes-de-concreto/